A paisagista Marianne Ramos apresenta seus projetos no takeover
A paisagista Marianne Ramos apresenta seus projetos no takeover

Arquiteta por formação, Marianne Ramos descobriu a paixão pelo paisagismo, ainda da faculdade, durante seus estágios. Há 13 anos no mercado, passou por escritórios renomados, como Maria João D’orey, Benedito Abbud e Gilberto Elkis. Desenvolve projetos paisagísticos residenciais, comerciais e, também, mostras, tendo participado da Artefacto, Mostra Black e Casa Cor.
www.mramospaisagismo.com.br
@mramospaisagismo


Como uma extensão das salas e da cozinha, a varanda é contemplada por área gourmet, de um lado, com mesa de tora rústica e hortinha de temperos e verduras; e área de estar, do outro, abraçada por um acolhedor jardim vertical. Paisagismo Marianne Ramos, projeto arquitetônico assinado pelo escritório Cipriano Paffi e pela arquiteta Leli Bueno.


Samambaias compõem o jardim vertical com irrigação automática, idealizado pela paisagista Marianne Ramos.


Ao lado da escada que conduz aos dormitórios, a parede verde, criada pela paisagista, mescla samambaias americanas e amazonenses, peperomia variegata e costela de adão, trazendo aconchego natural aos ambientes sociais.


Um dos destaques da proposta paisagística é o vaso de jasmim-manga (Plumeria rubra) florida no verão e desfolhada no inverno. A espécie foi eleita por Marianne para compor a sala de estar, suavizando a alta incidência solar que vem da varanda. 


A dupla de palmeiras-fênix, que também já integrava o jardim, foi preservada, sendo transportada dos antigos vasos para o canteiro e recebendo orquídeas brancas em seus caules e, bambus nas bases. Estas, ao florescerem, trazem um alegre e feminino tom rosáceo à composição verde.


O verde abraça a piscina. Como havia pouco espaço para a construção de um jardim repleto de plantas e flores – e sem aspecto de mata –, como desejava a anfitriã, Marianne explorou os muros para acomodar o paisagismo. Arquitetos responsáveis pela obra e reforma: Pedro de Melo Saraiva e Andrea Camillo


Espécies xerófitas, típicas de clima árido, se harmonizam os tons escuros e elementos naturais como a madeira e o couro, deixando o local convidativo.

Fotos Divulgação

Copyright © 2016 DA - Diário do Arquiteto. By RealWorks Propaganda - Curtir Compartilhar Siga-nos no Instagram

Scroll to Top