Como dimensionar a potência do ar-condicionado? Veja orientações da SulFrio Ar Condicionado para proporcionar o conforto térmico ideal no projeto.
Para aumentar a qualidade percebida pelo cliente e reduzir a chance de problemas futuros, a primeira recomendação é sempre procurar um profissional especialista para fazer o cálculo, levando em consideração todas as interferências existentes no ambiente - sol, equipamentos, pessoas, iluminação etc.
Para se ter uma ideia aproximada de capacidade de máquina por ambiente, pode-se considerar o valor de 680 como fator de BTU (British Thermal Unit), que é a unidade de potência de refrigeração, por m². Utilize a área do cômodo e multiplique por 680.
Por exemplo, em uma sala residencial com 15 m², o valor da capacidade necessária do equipamento é de 10.500 BTU/h. Nesse cenário, é possível considerar 12.000 BTU/h já que existem máquinas de 9.000 BTU/h e 12.000 BTU/h.
Os espaços residenciais não costumam apresentar grande variação de cálculo. Já nos corporativos, é preciso ponderar outros fatores além da metragem quadrada, como os já citados, quantidades de equipamentos, pessoas, incidência solar...
Em um escritório, uma sala de 15 m² é ocupada por seis pessoas, um computador para cada uma e sol incidente na parte da tarde. Para o cálculo deste exemplo, seria necessário multiplicar a área pelo fator BTU e somar 500 por pessoa. Nesta situação, o resultado seria de 13.500 BTU/h. Sendo possível escolher um equipamento de 18.000 BTU/h.
Mais informações: www.sulfrioservice.com.br
@sulfrio_ar_condicionado
Fotos Divulgação
Copyright © 2016 DA - Diário do Arquiteto. By RealWorks Propaganda -