Obras de arte levam requinte aos espaços
Obras de arte levam requinte aos espaços

A decoração de uma casa reflete a personalidade dos seus moradores e os quadros adicionam originalidade. Confira algumas dicas para não errar na escolha: 

 

Após escolher a pintura ou a escultura, agora é a vez de descobrir o local que ela será colocada. Assim, eleger uma só parede para expor os quadros valorizar mais o conjunto do que espalhar em vários ambientes da casa. Utilizar a mesma moldura poderá oferecer a sensação de unidade entre as obras.

Se o desejo é posicionar telas com as mesmas dimensões, a dica é mantê-las paralelas ao chão, alinhados entre si e equidistantes. As obras que ficarem acima do sofá precisam ser colocadas a 20 cm do encosto – para evitar que as pessoas esbarrem a cabeça ao se sentarem no móvel. Projeto Gallasso Polacchini Arquitetura Foto Divulgação/MH8ARTE

 

 

As obras de arte merecem uma boa iluminação para se destacarem no ambiente. Um projeto luminotécnico difuso poderá abranger mais quadros na mesma parede, além de não provocar sombras que modificam as gravuras. Já as luminárias com foco realçam determinadas telas na medida certa. Em relação a escolha das lâmpadas é essencial observar a emissão de raios UV, geração de calor e reprodutibilidade das cores. Projeto Carlos Rossi Arquitetura Quadro MH8ARTE Foto Raphael Briest

Quartos com estilo 

Apesar da casa inteira ser um local de aconchego, os dormitórios são os cômodos que mais inspiram tranquilidade. Tendo isso em mente, no momento de escolher uma obra de arte para os quartos, é preciso se atentar às cores. É preferível escolher um quadro que tenha tons mais amenos e/ou frios, ou até mesmo optar por fotografias em preto e branco. A observação é justificada, pois cores vibrantes e fortes podem atrapalhar o relaxamento de algumas pessoas.

 

Banheiro e Lavabo

Telas também podem ser adicionadas à decoração de banheiros para trazer mais requinte e cor ao ambiente. Além disso, as obras de arte podem, estrategicamente, cobrir marcas de tubulação e falhas na pintura. 

 

Costuma-se afirmar que a cozinha é a alma de uma casa e, por isso, nada mais justo que o espaço ganhe obras de arte. Por ser um cômodo despojado e alegre, os moradores podem soltar a imaginação para criar composições alegres. É possível usar “posters” com molduras pretas, quadros com formatos diferentes, obras apoiadas no balcão, quadros rústicos para decorar paredes vazias ou até mesmo telas discretas com elementos de cozinha, entre outros. Foto Divulgação/Artluv 

 

Escritório e home office

Para tais ambientes, que costumam ter um ar de seriedade e concentração, o ideal é optar por quadros mais coloridos. Obras de arte com cores mais vibrantes podem dar um toque de personalidade e criatividade ao espaço, mantendo o requinte do ambiente.

 

Agradecimentos: Artluv e MH8ARTE


 

 

Copyright © 2016 DA - Diário do Arquiteto. By RealWorks Propaganda - Curtir Compartilhar Siga-nos no Instagram

Scroll to Top