Como criar um quarto de hotel em casa
Como criar um quarto de hotel em casa

A arquiteta Karina Korn ensina 10 truques para deixar o quarto muito mais confortável. Um quarto de hotel é sinônimo de máximo conforto e de um espaço onde você se sente de férias. Por esse motivo, muitas pessoas sonham em ter um dormitório com padrão de hotelaria em casa.  

1. Cama box grande e cabeceira

Cama espaçosa é, sem dúvida, um dos atrativos mais incríveis dos quartos de hotel. Por isso, se o quarto de casa tiver espaço suficiente para uma cama box grande, vale a pena o investimento.

A cabeceira é outro item essencial e quanto mais confortável, melhor. “Os modelos acolchoados ou revestidos de suede deixam o quarto ainda mais sofisticado. Se a ideia é ter um quarto com cara mais clássica é possível usar uma versão lisa, que é atemporal”, sugere Karina.

 

2. Enxoval de cama

 

Não há dúvida de que a roupa de cama é um dos itens que mais chama a atenção em um quarto de hotel e que faz muita diferença na experiência do hóspede. Na hora de escolher os lençóis, é preciso se atentar à quantidade de fios, que determina a maciez do tecido. “O ideal é que o lençol tenha entre 270 e 600 fios. Se o tecido dispõe de 1.000 fios, por exemplo, ele pode ficar muito pesado e quente, inadequado para o nosso clima”, aconselha a arquiteta. Um edredom com toque gostoso completa o jogo de cama, para aquecer os dias frios com todo conforto.

3. Cortina de tecido e rolô

 

Se a ideia é deixar o quarto com uma sensação de aconchego maior, vale apostar na combinação de tecido com rolô. Enquanto a cortina acolhe, o rolô barra perfeitamente a entrada de luz. Para a escolha dos tecidos, Karina aposta no linho e na gaze de linho, leves e sofisticados.

 

4. Tapete e carpete

Andar descalço é sinônimo de descontração e relaxamento. Tapetes felpudos, que acolhem e deixam a pisada mais gostosa, ajudam a criar o alento digno de um quarto de hotel. Antigamente, muitos quartos de hotel tinham carpete, por ser aconchegante e aquecer o espaço. Mas como não é uma opção prática de limpar, os hotéis cada vez mais estão abolindo o uso dos carpetes. “Porém, no quarto em casa, tudo muda. E por que não usar um delicioso carpete? Além de você poder andar descalço, ele propicia aquela deliciosa sensação de poder sentar no chão”, comenta Karina.

 

5. Luminária

Uma luminária de leitura ao lado da cama é indispensável. Escolher um modelo flexível é uma boa opção para quartos de casal, pois ele permite direcionar o foco de luz sem atrapalhar o companheiro ao lado. “Essa luminária substitui o abajur, que fica apoiado e acaba ocupando um espaço importante ao lado da cama”, explica a arquiteta. “Também uso muito pendentes ou braços vindos do teto, que são os mais modernos e ficam incríveis.”

6. TV e som

Para os eletrônicos, uma SmartTV é uma ótima pedida, porque inclui todos os aplicativos de entretenimento da internet. “Prefira tela fina sempre e, dependendo do tamanho e da disposição do quarto, há os modelos com tela curva”, explica Karina.

Um quarto de hotel poderoso também conta com ótimo som ambiente. Se a ideia é ter um quarto equipado, vale prever espaço no forro para embutir as caixinhas de som, para ouvir música e a trilha sonora dos filmes de forma bem distribuída.

 

7. Frigobar

Item tão característico, um frigobar é obrigatório no quarto com ares de acomodações de hotel. Hoje há uma infinidade de modelos, o que permite combinar o eletrodoméstico com o estilo da decoração.

8. Ar-condicionado

Uma temperatura agradável é um fator que influencia muito no conforto de um ambiente. Assim, o ar-condicionado se torna indispensável para os dias quentes. É possível encontrar modelos também com ar quente, para as noites frias, e ainda opções de equipamentos que purificam o ar.

 

9. Mesa e cadeira

Em um quarto com espaço suficiente, você pode incluir uma mesa e uma cadeira para apoiar o computador ou até mesmo para fazer uma refeição sem ter que ir até a cozinha. Como um aposento de hotel, o ambiente se torna funcional e ainda preza o conforto. “O quarto às vezes tem que servir como um mini apartamento, um refúgio de onde você nem precisa sair”, diz a arquiteta.

 

10. Automação

Quem deseja investir em tecnologia para maximizar o conforto, pode apostar em automação. Além do ar-condicionado e dos equipamentos eletrônicos, atualmente até as cortinas, a iluminação e a banheira podem ser controladas por sistema de automação.

 

Fotos Divulgação/Eduardo Pozella

Copyright © 2016 DA - Diário do Arquiteto. By RealWorks Propaganda - Curtir Compartilhar Siga-nos no Instagram

Scroll to Top