A iluminação é protagonista dos projetos de interiores
A iluminação é protagonista dos projetos de interiores

Um bom projeto de interiores deve contemplar o bem-estar, com soluções para o espaço, decoração adequada ao estilo do morador, e claro, recursos luminotécnicos. “A iluminação dá vida ao ambiente. Ela traz aconchego e tem papel de destaque na decoração”, revela Tássia Pereira, designer de interiores do escritório TT Interiores.

 

De acordo com a profissional, a iluminação certa valoriza o projeto, “mas é preciso saber usá-la. Não é apenas colocar algumas lâmpadas e iluminar o local”, frisa Tássia, ressaltando que há todo um estudo para o aproveitamento da luz natural, bem como do posicionamento da iluminação artificial, com a escolha correta de lâmpadas, luminárias e outros acessórios, até mesmo da cor da luz e altura a ser utilizada. 

 

Luz Natural

 

Para aproveitar ao máximo da iluminação natural, a designer de interiores indica a utilização de revestimentos em tons claros que refletem melhor a luz, bem como pintar as paredes, também, com cores claras. Cortinas com tecido translúcido e espelhos ajudam a aproveitar a claridade. 

 

Luz Artificial

 

A luz artificial valoriza o ambiente e dá destaque a mobiliários, obras de arte, mesas de jantar, entre outros. “Esse tipo de iluminação precisa ser pensado ambiente por ambiente. Num quarto, por exemplo, ela tem que proporcionar conforto visual; já em um living, ela pode ser direcionada para dar destaque às obras de arte; num closet, o foco é dar destaque à área da maquiagem, entre outras necessidades”, ensina a designer de interiores.

 

O ideal, de acordo com Tássia, é a junção de iluminação natural com a artificial. Juntos, eles dão harmonia aos espaços, seja ele comercial, ou residencial. 

 

Projeto com cores claras e cortinas translúcidas para o melhor aproveitamento da luz natural.Projeto TT Interiores/Foto Divulgação

 

Iluminação indireta dá destaque às áreas como mesa de jantar e objetos decorativos. Os espelhos usados na parede, junto com a iluminação, dão a sensação de amplitude ao local. Projeto TT Interiores/Foto Divulgação

 

Da Interpam, o abajur Régia tem inspiração na famosa planta aquática Vitória-Régia e confere simplicidade, elegância e conforto luminoso com sua luz posicionada na parte inferior da luminária, fazendo uma bela composição com as arandelas Turn, também da marca. Projeto Ricardo Melo e Rodrigo Passos Arquitetura

 

 

O pendente Drop, da Interpam, evidencia o pé-direito alto do projeto assinado pelo escritório Bezamat Arquitetura. A peça que remete à gota d’água oferece luz difusa e agradável.

Copyright © 2016 DA - Diário do Arquiteto. By RealWorks Propaganda - Curtir Compartilhar Siga-nos no Instagram

Scroll to Top