Vivendo na cidade do sul baiano, desde 2007, a arquiteta paulistana Camila Monaco Cunha explora a madeira, materiais rústicos, pé-direito duplo, grandes aberturas, a integração entre o exterior e o interior e as belas paisagens locais nas casas de veraneio que projeta.
Nesta morada praiana, pode-se observar um dos destaques dos projetos da arquiteta: a integração dos espaços internos e externos, em que se observa a área de lazer descoberta, sala de estar interna e varanda coberta
Foto: Tarso Figueira
Mais um projeto em que se nota a integração interior e exterior. Os ambientes se beneficiam da iluminação e ventilação natural. As portas de correr da sala e varanda são todas recuadas para os cantos da residência ficando um ambiente único quando abertas.
Foto: Tarso Figueira
A casa de um casal de suecos posicionada em frente ao mar tem os ambientes social e íntimo separados em dois módulos que se integram por uma varanda coberta por um pergolado. Destaque para os pilares rústicos de madeira de aroeira que eram antigos postes de iluminação.
Foto: Acervo pessoal
A área de lazer da morada beneficiou-se do terreno íngreme. A piscina ganhou borda infinita conectando-se à natureza.
Foto: Lupércio Oliveira
As portas de correr com 16 m que fazem divisa com a sala e varanda são recolhidas nos cantos e quando abertas ampliam o espaço. Os dois pilares da sala foram construídos um pouco atrás do grande caixilho justamente para poderem se movimentar.
Foto: Lupércio Oliveira
Nesta pousada, a entrada e recepção encontram-se no bloco do meio e que está mais à frente e é revestido pelo tijolinho da região chamado sergipano. O meio do edifício tem um pé direito duplo com o teto de vidro (iluminação zenital) para trazer luz natural aos ambientes. Neste local, estão localizados o hall de entrada das suítes do térreo, escada para acesso às suítes do pavimento superior e recepção.
Foto: Lupércio Oliveira
Pilares de eucalipto, tijolinho regional adicionam o toque rústico e levam aconchego ao lazer da morada idealizada pela arquiteta.
Foto: Lupércio Oliveira
Vila Barracuda Boutique Hotel e restaurante está localizado na orla de Itacaré onde antigamente predominavam construções coloniais. No térreo, há um delicioso restaurante aberto para o público. A cozinha é integrada com a área de café da manhã, varanda e sala de estar do hotel. Para integrar os espaços e manter a privacidade dos hóspedes, há três portas de correr separadas.
Fotografo: Tarso Figueira
O Hall de entrada está localizado num nível intermediário por conta da topografia do terreno. Acima encontram-se as suítes e descendo está a grande área de lazer. Entre as escadas há um jardim interno no trecho onde o pé direito é duplo. O uso do mesmo material no piso da sala e varanda ajuda a integrar os ambientes
Foto: Lupércio Oliveira
Copyright © 2016 DA - Diário do Arquiteto. By RealWorks Propaganda -