Harry Allen é homenageado como Designer do Ano no BOOMSPDESIGN
Vagalumes da instalação do designer impressos em 3D
O BOOMSPDESIGN – Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de agosto, no Lounge Bienal, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque Ibirapuera, é um dos eventos mais esperados do Design Weekend, a Semana de Design de São Paulo.
Um dos destaques é Harry Allen como Designer do Ano. O designer vai exibir a instalação Vagalume, uma homenagem de Allen à fauna brasileira e uma conexão com as famosas fábulas das fazendas norte americanas. Serão centenas de vagalumes executados em impressão 3D, em parceria com a Design in Fill, que usou a anatomia de um vagalume real, encontrado na fazenda de Harry Allen nos Estados Unidos.
O designer, conhecido por seu icônico “Pig Bank”, tem uma trajetória de sucesso no mundo do design. Harry Allen criou sua consultoria em design em 1993 e, desde então, tem criado móveis, luminárias, além de produtos como embalagens e objetos, entre eles a premiada embalagem do perfume BANG de Marc Jacobs. Seu trabalho envolve várias coleções, que já foram comercializadas pelas famosas “lojinhas” do MOMA, PAMM (Pérez Art Museum Miami), Guggenheim, entre outros. Seu constante interesse em arte, novos materiais e uma abordagem sistemática em design tem levado a desenvolver alguns dos produtos mais funcionais e inteligentes ao redor do mundo.
Instalações
Este ano, o BOOMSPDESIGN contará com diversas instalações, criadas por profissionais e marcas parceiras, com a finalidade de oferecer uma experiência sensorial aos visitantes, além de mostrar novas formas de viver o design.
Além da instalação de Harry Allen, o fórum terá um espaço conceitual criado pelo arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl e sua equipe da SPOL Architects, escritório com base em São Pauloe Oslo, na Noruega., Será a instalação principal do evento, onde aproximadamente 10 mil folhas de papel usadas por escritórios renomados de arquitetura, tratadas com material antichamas, formarão uma grande escultura pendente do teto, mostrando a importância de ressignificar os recursos naturais. “A proposta visa reutilizar a nossa maior fonte de resíduos, o papel. O papel é o principal resíduo dos escritórios de arquitetura”, comenta Adam Kurdahl.
O projeto arquitetônico da instalação trabalha a volumetria geométrica das folhas penduradas, trabalhando concomitantemente com a planta do piso, tendo como referência a cenografia do filme Dogville, de Lars Von Trier, de 2004.
BOOMSPDESIGN 2019
19 a 21 de agosto
Lounge da Bienal – Pavilhão Ciccillo Matarazzo - Parque Ibirapuera
Seg 19/8: 12h-20h
Ter 20/8: 10h-20h
Qua 21/8: 10h-20h
Copyright © 2016 DA - Diário do Arquiteto. By RealWorks Propaganda -