A experiência de estar em um ambiente que transmite criatividade e conforto
A experiência de estar em um ambiente que transmite criatividade e conforto

Que tal receber os clientes em um local agradável e aconchegante que os façam vivenciar não apenas a criação de um novo projeto, mas o de estar em um ambiente pensado em detalhes para estimular o convívio? Essa foi a proposta da arquiteta Adriana Canova, de Jundiaí, SP, ao idealizar seu novo escritório, que ela prefere chamar de Espaço Canova.

 

“No decorrer dos projetos, nossos clientes ficam muito próximos à equipe e era preciso ter um escritório onde eles pudessem não só vir para reuniões formais, mas para desfrutar um bom café e admirar a linda paisagem da Serra do Japi, confortavelmente”, relata.  

 

Setorização

Em 45 m² e pé-direito de 2,37 m, foram distribuídos copa, estar, sala de reunião e área de criação. Além da integração entre os setores, a paisagem da Serra do Japi é o elemento que une todos os espaços.

 

A profissional explica que a setorização foi aplicada pensando em como o sonho de seus clientes chegam. “O setor social é o primeiro ambiente onde tomamos um café com nossos convidados e, depois, nos sentamos à mesa de reunião. Após o primeiro croqui feito com eles, esse sonho já começa a se tornar projeto e é direcionado ao segundo setor em que se encontra nossa equipe, disposta em duas grandes mesas integradas entre si por uma bancada móvel embutida. Por último, o sonho já detalhado tecnicamente chega à minha mesa onde, também, recebo meus convidados e fornecedores.”

 

Adriana esclarece que ao projetar espaços de trabalho integrados deve-se atentar para não comprometer a funcionalidade do local. Muitas vezes, a inexistência de barreiras visuais tornam os lugares pouco receptivos a clientes e fornecedores. Por isso, ela ensina que para ter um ótimo aproveitamento do espaço de trabalho é preciso listar no programa de necessidades o nível de integração que cada atividade requer e assim, somente depois, definir a espacialidade do ambiente.

 

No seu escritório, um elemento fechado e outro vazado foram aplicados para delimitar as atividades e todo o restante foi configurado apenas com móveis e elementos decorativos.

 

O painel vazado, que foi projetado pela própria arquiteta, mede 2,37 x 2,67 m e marca a intersecção do espaço social no qual os clientes são recepcionados e o local das reuniões. Próximo a ele, outro painel de dimensões semelhantes recebeu uma montagem dos croquis da Adriana Canova. Juntos, os dois painéis formam a área de reunião sem comprometer a integração com os demais espaços e outras atividades.

 

 

A madeira é outro componente que marca presença na ambientação. Segundo Adriana, quando o objetivo de um projeto arquitetônico é provocar a sensação de conforto e bem-estar, a madeira é essencial. A sala já possuía o piso de madeira e a arquiteta o combinou diferentes materiais a partir dele, como MDF Nogueira Caiena e Lunar da Duratex. A execução do mobiliário é assinada pela Marcenaria Cedrus e Marcenaria Personnalité.

 

  

A arquiteta empregou três tipos de iluminação - funcional, decorativa e natural - para deixar o local agradável e atraente. A funcional foi, especialmente, calculada para conforto e saúde da equipe. A decorativa está disposta no mobiliário e no painel vazado, enfatizando formas e materiais aplicados. Para compor os espaços de reuniões dois lustres (Lustre 468Led New Line e Lustre ST20205PT New Line) foram utilizados conjugando função e decoração em si. “A iluminação natural é um importante elemento em nosso escritório e garantimos que não há pôr do sol mais bonito na região do que o daqui”, afirma.

 

 Fotos Divulgação

Copyright © 2016 DA - Diário do Arquiteto. By RealWorks Propaganda - Curtir Compartilhar Siga-nos no Instagram

Scroll to Top