Com uma carreira solo que já conta mais de 20 anos, Deborah Roig percorreu um caminho orgânico a partir da graduação em desenho industrial pela FAAP, em São Paulo, e dos posteriores estudos sobre arquitetura da Universidade de Barcelona. Inicialmente centrado em interiores, seu trabalho alcançou uma visão integrada da arquitetura como um todo, característica que, hoje, é a marca registrada de seu escritório, assim como a atemporalidade de suas propostas e a importância que atribui ao relacionamento com os clientes .
Participante do programa Winning Women, promovido pela EY para mulheres empreendedoras, a profissional vem investindo na gestão do escritório.
Nos projetos liderados por Deborah, a casa é tida como porto seguro, lugar para construir relações afetivas e elementos capazes de nos colocar em contato com a natureza, seja por meio de soluções construtivas (iluminação zenital, jardins internos, integração com o exterior) seja por meio de matérias (madeira, pedra, couro, fibras naturais). Em seu portfólio, essas premissas se traduzem especialmente em aconchegantes e repletas de recursos sustentáveis, além de apartamentos e casas urbanas.
Versatilidade e variedade de elementos caracterizam este projeto incrível. Em um terreno de 4 mil m2, esta casa foi projetada como um refúgio campestre de linhas contemporâneas. O charme do projeto se dá pelo abuso de elementos naturais. Muita pedra-madeira amarela, vinda do interior do Pará, revestem as colunas, a fachada e as colunas da varanda de pé-direito duplo. A arquiteta promoveu a integração entre o interior e o exterior. Um dos destaque é a piscina, de 61m2?, com borda infinita e um charmoso lounge, dentro dela.
Foto: Gui Moretti
Totalmente sustentável, esta residência foi construída em um prazo de 10 meses em função do sistema de construção escolhido: steel frame. Projetada ao fundo do lote, na parte mais larga, a construção integra-se ao campo de golfe, que por sua vez, passou a funcionar também como “jardim”. Com materiais típicos do estilo industrial, como cimento queimado e aço corten, e fachada de pedra em plena harmonia com o projeto. Medidas como aquecimento solar e aproveitamento de água da chuva tornam a residência ecológica. As esquadrias em tom marrom integram o exterior à parte interna, a iluminação natural é beneficiada pelas grandes aberturas. As pastilhas de vidro da piscina e o deque de plástico que imita madeira são feitos de material reciclado.
Foto: Gui Moretti
A área foi projetada para desligar com o mundo exterior, com muito charme, leveza e personalidade de uma casa de campo. Os objetos utilizados remetem a memória, exemplo das maletas usadas como mesa de apoio. O ambiente proporciona o convívio entre as pessoas e o bem-estar! Destaque para a adega ao fundo, que é super moderna e complementa o estilo tradicional da sala.
Foto: Gui Moretti
Esta cozinha ganha destaque com mobiliário no tom suave de verde, criando sinergia com o cliente, vida e emoção no espaço! O projeto foi realizar o sonho dos clientes de terem uma casa toscana diferenciada do comum, personalizada, que chamasse atenção, surpreendesse com toques de contemporaneidade, conciliando o gosto do marido que é um pouco mais clássico e da esposa, que possui esse estilo mais contemporâneo. Ela proporciona o resgate da memória, com a mistura de móveis clássicos e modernos, criando um ambiente afetivo!
Foto: Luis Gomes
Área Gourmet é a alma da casa. Completamente integrada à piscina, este ambiente destaca o mobiliário da linha Paris Black da Ornare. Tudo fica mais bonito com a iluminação natural recortada pelos vãos do pergolado de madeira.
Foto: Gui Morelli
O lounge utilizado para receber amigos apresenta formas sinuosas contrastes de texturas. O painel ripado de madeira compõe toda a área social e traz um aconchego pontual para todo o apartamento.
Foto: Gabriel Arantes
O foco foi unificar os ambientes através de uma arquitetura visual leve sem divisões. O home theater foi enfatizado usando-se o mármore que sobe pela parede como artifício para criar a sensação amplidão à sala; e valorizando o material colocando-o dentro de um nicho iluminado! Foto: Divulgação
Este projeto com o conceito totalmente aberto promove a integração das pessoas com detalhes sofisticados e modernos. A arquiteta brincou com as cores, misturando detalhes em azul, rosa, verde e preto que fogem do comum, deixando o ambiente com a cara do cliente. Foto: Divulgação
A finalidade do projeto foi a construção de uma Casa de Campo para os clientes passarem os fins de semana, férias e desfrutar de um ambiente prazeroso. O sonho deles era ter uma Casa Toscana e isso foi traduzido com tijolos e telhas aparentes com detalhes em preto que dão todo o ar da região italiana. O paisagismo segue a mesma sintonia.
Foto: Gui Morelli
Copyright © 2016 DA - Diário do Arquiteto. By RealWorks Propaganda -