Cavernas do Museu Nacional do Qatar
Cavernas do Museu Nacional do Qatar

O escritório australiano Koichi Takada Architects se inspirou nas cavernas para conceber as lojas de presentes do Museu Nacional do Qatar. Com superfícies de madeira ondulantes, os ambientes em forma de caverna são os primeiros de vários espaços interiores que o estúdio está criando dentro do novo museu, além de três restaurantes que serão inaugurados ainda este ano.

Agora abertas ao público, as lojas são destinadas a complementar a forma orgânica do edifício do museu idealizado pelo Atelier Jean Nouvel, que foi inaugurado em março, após uma década de construção.

 

 

Os interiores são caracterizados por paredes de madeira que criam uma série de compartimentos cavernosos a partir de perfis de madeira empilhados. Um total de 40 mil peças de madeira, projetadas usando modelagem 3D, foram usadas para construir o espaço.

Cada peça é exclusiva da sua posição na estrutura e ajusta-se ao fluxo apenas com o seu segmento complementar. Eles foram montados a mão pelo carpinteiro italiano Claudio Devoto.

 

 

Para complementar essa estética, a Koichi Takada Architects baseou seu projeto na Dahl Al Misfir - uma famosa caverna de 40 m de profundidade no centro do Qatar - conhecida por suas paredes brilhantes de cristais de gesso.

As camadas de madeira que compõem os interiores das lojas se estendem como estalagmites em uma caverna para formar colunas e exibir prateleiras.

 

 

Enquanto isso, a luz escorre das claraboias que perfuram os tetos, também dando vislumbres das paredes externas.

 

Fotos Divulgação

Copyright © 2016 DA - Diário do Arquiteto. By RealWorks Propaganda - Curtir Compartilhar Siga-nos no Instagram

Scroll to Top