Em Melbourne, conheça um dos melhores jardins botânicos do Mundo
Fundado em 1846, o jardim botânico que se encontra na cidade australiana de Melbourne é considerado um dos melhores do mundo. São 38 hectares localizados no centro da capital do estado de Victoria, que reúne mais de 50 mil plantas de 8.500 espécies de todas as regiões do planeta. Ele faz parte do Royal Botanic Gardens Victoria que ainda compreende os Jardins de Cranbourne, o Herbário Nacional de Victoria (incluindo 1,5 milhão de plantas, algas e fungos preservados) e um centro regional com programas de pesquisa internacionalmente reconhecidos de biodiversidade, conservação e ecologia urbana.
O clima temperado de Melbourne e o aspecto do Norte permitiram que uma enorme variedade de espécies fosse reunida. As plantas são exibidas em grandes agrupamentos ou coleções. Atualmente, há 31 coleções em exposição, que vão de grandes árvores a espécies ornamentais perenes.
O reservatório Guilfoyle’s Volcano foi construído em 1876, usado para armazenar a água para os jardins botânicos reais de Melbourne. Depois de permanecer ocioso durante 60 anos, foi restaurado e os visitantes podem admirar de suas plataformas as vistas impressionantes da cidade, além de conhecer espécies de baixo consumo de água.
A caminhada pela floresta australiana Melbourne Gardens 'Australian Forest Walk permite explorar plantas nativas, desde árvores gigantes aos arbustos, por meio de sinalização informativa que relata a história local e destaca a importância da preservação ambiental.
A flora californiana é também destaque nos jardins de Melbourne. A sua riqueza e diversidade, que inclui espécies endêmicas, podem ser conferidas no jardim da Califórnia – criado pelas condições climáticas e geográficas semelhantes entre o estado estadunidense e o australiano, como desertos, áreas costeiras com clima temperado e montanhas de ventos gelados.
Espécies nativas vitorianas raras e ameaçadas figuram entre as coleções disponíveis ao público, que ainda pode admirar o lago ornamental e espécies medicinais do jardim chinês, palmeiras e espécies do deserto, as coletâneas de bambus, orquídeas, rosas, camélias, espécies da África do Sul, entre outras.
Para despertar o interesse das crianças, o ambiente educativo e interativo dedicado a elas possui muitas atividades de exploração da natureza local.
Mais informações
www.rbg.vic.gov.au
Fotos Divulgação
Copyright © 2016 DA - Diário do Arquiteto. By RealWorks Propaganda -