Limpeza certa, piso sem manchas!
Limpeza certa, piso sem manchas!

Quando se trata de pisos, duas preocupações rondam arquitetos, decoradores e o morador na hora da escolha. A primeira é definir qual é o revestimento correto para cada área da casa, levando-se em consideração a região na qual o projeto está, a instalação e a durabilidade. A segunda tem a ver com a manutenção, que deve ser simples, mas torna-se complicada diante da infinidade de produtos de limpeza lançados no mercado periodicamente. Afinal, qual escolher?

 

A recomendação unânime de fabricantes é evitar ao máximo produtos abrasivos e estar sempre atento aos rótulos. Afinal, eles podem manchar, fragilizar e até, contraditoriamente, deixar o revestimento com aspecto sujo, encardido. Para os pisos frios, água e sabão neutro resolvem. Já materiais como madeira, vinílico e laminado devem ser mantidos longe da água e bem perto do aspirador de pó ou vassoura com cerdas macias. Uma limpeza mais cuidadosa exige apenas pano úmido.

 

 

 

A dica para superfícies frias também é válida para pisos e escadas de vidro. Embora encontrado com menos frequência nos lares, o material conquista adeptos, principalmente por conferir sofisticação ao ambiente. Vale salientar que o produto especificado neste caso é um vidro de segurança laminado com alta resistência mecânica. Na hora da limpeza, estão proibidos produtos abrasivos, que podem arranhar a superfície. De acordo com a  Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos – Abravidro, o trio imbatível para eliminar grande parte da sujeira é esponja ou pano macio, sabão neutro e água.

 

O porcelanato Ecollection Pau-brasil Natural (20 x 120 cm), da Portobello, tem absorção praticamente nula. Na limpeza, exige apenas aspirador ou vassoura e uma esponja ou pano de algodão umedecido em água limpa com detergente neutro. Para finalizar, basta água em abundância e pano limpo e seco.

 

Para sujeiras difíceis no porcelanato, é recomendado aplicar o saponáceo líquido ou cloro ativo diluído na proporção indicada na embalagem do produto por no mínimo 20 minutos. Esfregue com vassoura ou escova de cerdas macias, enxágue e enxugue com um pano seco. Acima, linha Silos Concept Natural Ret (90 x 90 cm), da Portobello.

 

Alguns especialistas não recomendam o uso de limpa-vidros, pois, embora o produto crie uma película protetora, ao longo do tempo impregna no material.

 

No cimento queimado, além da limpeza diária com água e sabão neutro, deve-se aplicar a cada 15 dias, em média, cera incolor apropriada para esse tipo de piso.

 

 

 



Creditos: Divulgacao/ Pinterest/ Portobello

Copyright © 2016 DA - Diário do Arquiteto. By RealWorks Propaganda - Curtir Compartilhar Siga-nos no Instagram

Scroll to Top