Vitrines e fachadas são destaque em exposição no IMS
Vitrines e fachadas são destaque em exposição no IMS

 

Está em cartaz no Instituto Moreira Sales a exposição “Vitrines e fachadas, dois ensaios paulistanos”, que apresenta trabalhos da fotógrafa Dulce Soares. Com curadoria de Valentina Tong, a mostra vai até fim de novembro.

 

Convidada pela Comissão de Fotografia e Artes Aplicadas, criada em 1976, Dulce fotografou o bairro da Barra Funda, ainda na década de 1970, como parte de um projeto de documentação da cidade. As fotos apresentam belos detalhes das fachadas da região, graças a um método baseado na alternância e na repetição, possibilitando a comparação entre elas, além de enfatizar suas peculiaridades.

 

O trabalho, que começou com uma pesquisa dos lugares de relevância histórica, se desdobrou na descoberta de certas tipologias construtivas, como por exemplo, as fachadas adornadas por imigrantes italianos no começo do século XX. As imagens registram a história do bairro por meio da arquitetura.

 

Após o termino de sua caminhada fotográfica pela Barra Funda, a fotógrafa passou pela Rua São Caetano, conhecida pelo comércio de vestidos de noiva, e decidiu fotografar as vitrines, ateliês de costura, mulheres, manequins e provadores, novamente utilizando a técnica da alternância, a fim de propor uma reflexão sobre a relação da mulher com o casamento.

 

Você pode conferir a exposição até o dia 20 de novembro, de terça a sexta-feira, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados o funcionamento é até às 18h. O Instituto Moreira Salles fica localizado na Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis.

Copyright © 2016 DA - Diário do Arquiteto. By RealWorks Propaganda - Curtir Compartilhar Siga-nos no Instagram

Scroll to Top